quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MILAGRES: Aluno se classifica para etapa nacional do Programa Parlamento Jovem


Igor Matheus foi o único aluno do Cariri a superar a etapa estadual do programa

Para muitos jovens talvez não seja motivante buscar nos livros e na internet informações sobre o desempenho dos parlamentares ou como se elabora um projeto de lei, ou ainda como se dá sua tramitação dentro das casas legislativas. Não é o caso, porém, de Igor Matheus, aluno do curso de Eventos da EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca, em Milagres/CE. Ele é um dos doze classificados do Estado do Ceará a participar da etapa nacional do Programa Parlamento Jovem da Câmara dos Deputados. O programa é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens. Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. Para participar do programa, os estudantes precisam elaborar um projeto de lei. Foi o que fez o jovem Igor Matheus. Sua proposta visa criar espaço poliesportivo para preparar os jovens para a prática de modalidades voltadas para participação nos Jogos Olímpicos [clique aqui e leia o projeto de lei]. “Eu desenvolvi o projeto pensando na juventude do Brasil, uma vez que o esporte não está sendo tão valorizado. Procurei no projeto dar valor a todos os esportes para que ele se constitua em um norte para a juventude“, observou o candidato a deputado jovem.

 

 As vantagens do projeto são expressas com facilidade por Igor Matheus. “Vai tirar a juventude das drogas, as meninas da prostituição e vários problemas sociais da comunidade”. Foi por meio de pesquisas e da colaboração de professores e Núcleo Gestor foi que o jovem aluno da EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca desenvolveu o interesse pela política. “Gostaria de entender a forma de atuação de um deputado e como se cria as leis, além conhecer a política e como ser um cidadão mais atuante”, expressa Matheus. Esta expectativa de vida comunitária é incentivada pela professora Ledian Monteiro. “Igor, é um aluno que tenta entender a política. E isso é um potencial. Ele se destaca nessa área e tem o desejo de saber como se criam as leis. Então, ele é o aluno mais apropriado a participar do programa que vai fazê-lo crescer”, acredita. A professora Corrinha Cordeiro também acompanha o projeto de Igor.

 

 Igor Matheus foi o único aluno do Cariri, participante do programa, a superar a etapa estadual e parte agora para fase nacional em que ocorre a concorrência com os projetos dos demais estados.

Repórter: Klébio Leite  2 de agosto de 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário