Na manhã desta sexta-feira (25), o município de Milagres vivenciou um momento especial e de grande mobilização social com a realização da Caminhada de Conscientização sobre o Autismo. Promovida pela Prefeitura Municipal, a ação reuniu mais de 1.500 pessoas, entre estudantes, educadores, representantes de instituições, famílias e autoridades locais.
A caminhada teve concentração na Praça da Matriz e percorreu diversas ruas da cidade, passando por pontos importantes da cidade como a Câmara dos Vereadores, a sede da Prefeitura e o Parque de Eventos. O trajeto incluiu as ruas Souza Presa, Francisco Almir Braga, José Esmeraldo da Silva, Padre Misael Gomes, Júlio Coelho e Santos Dumont.
O evento contou com a presença de alunos de vinte unidades escolares da rede municipal, além de escolas estaduais e particulares. Prestigiaram ainda a caminhada organizações não governamentais, como o Instituto Pestalozzi e a APAM. Também marcou presença o Circo Sangine, de Juazeiro do Norte, levando cor e alegria à ação.
Tatiane Pinto, coordenadora do Centro de Reabilitação Raimunda Ileda de Figueiredo — implantado em 2021 e mantido 100% com recursos próprios do município — ressaltou a importância do trabalho desenvolvido na unidade. “As crianças estão tendo a oportunidade de ser atendidas por profissionais realmente capacitados. Temos psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, psiquiatra infantil, educador físico e nutricionista, todos com muita empatia e conhecimento.”
Leideide Dantas, Coordenadora da Equipe Multiprofissional da Educação, destacou os desafios diários enfrentados. “Estamos muito felizes, porque a nossa luta é diária. Ainda há muita dificuldade por parte dos pais, da sociedade e até dos professores em compreender o autismo. Cada criança é única, e precisamos estar preparados para essa diversidade.”
A Caminhada de Conscientização sobre o Autismo em Milagres se consolidou como um gesto de união, empatia e fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão e à garantia de direitos das pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário